conenx2020laranjapuro.png

CONFERENCISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Paz Arroyo

Paz Arroyo é líder em qualidade corporativa na DPR Construction. Ela possui um PhD em engenharia civil e ambiental pela University of California, Berkeley. Ela tem ampla experiência na indústria de construção internacional, com um sólido histórico em gestão enxuta, especialmente em torno da tomada de decisões em design. Sua experiência é diversificada, desde trabalhar em túneis de mineração para Mas Errazuriz no Chile até trabalhar como consultora de sustentabilidade na Gensler, San Francisco. O Dr. Arroyo também é co-fundadora da CollabDecisions e Professora Adjunta da Universidade Católica do Chile. Sua pesquisa se concentra em lean, qualidade, tomada de decisão, comunicação e sustentabilidade na indústria da construção.

Song Wu

Dr. Wu é Professor de Gerenciamento de Construção na Nottingham Trent University e especialista em modelagem e simulação computacional em ambiente construído. Seu interesse atual de pesquisa é na área de computação da realidade e inteligência artificial, que abrange digitalização em 3D, captura de dados UAV, realidade aumentada, realidade virtual, tecnologia de jogos séria e aprendizado de máquina. Recentemente, ele garantiu mais de £ 1.5m em pesquisa, incluindo um jogo sério do AHRC para combater a violência baseada em gênero, o projeto Innovate UK KTP e a Highway England, pesquisa da Network Rail nessas áreas. Ele foi o pesquisador líder em vários projetos financiados pelo EPSRC, incluindo 'modelagem 3D para nD', 'nD usando tecnologia de jogos para envolver crianças em idade escolar', Process Protocol ',' Salford: China research tour ', etc. Em 2010, Song foi premiado com a Bolsa de Excelência da China no Reino Unido por sua pesquisa de colaboração com as principais instituições de pesquisa chinesas. Em 2012, ele recebeu fundos fiduciários de educação do RICS para investigar como o Building Information Modeling apóia as práticas de levantamento no Reino Unido. Em 2015, seu trabalho em simulação de comportamento humano para simulação de energia foi apoiado pela Royal Academy of Engineering. Seus trabalhos de pesquisa foram amplamente publicados em mais de 100 publicações de pesquisa em todo o mundo.

Carlos Torres Formoso

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1980), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1986) e Ph.D. pela University of Salford (1991). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (1999-2000). Foi professor visitante em diversas instituições de ensino e pesquisa no exterior, incluindo o Norwegian Building Research Institute (Noruega), ESPE (Equador), Strathclyde University (UK), University of Salford (UK), University of Agder (Noruega).e University of Huddersfield (UK), É Professor Titular da UFRGS e coordenador do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE). Foi coordenador do Programa de Pos-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI) da UFRGS, sendo atualmente docente permanente do mesmo programa. Faz parte do Conselho Editorial de seis revistas científicas internacionais. Tem atuado como consultor ad hoc da FINEP, FAPESP, CAPES, CNPq, CYTED, entre outras agências de fomento. Atua na área de gerenciamento na construção civil, principalmente nos seguintes temas: projeto e gestão de sistemas de produção, produção enxuta (lean production), gestão da segurança do trabalho, aprendizagem organizacional, medição de desempenho de empresas e empreendimentos de construção, habitação de interesse social e gestão do processo de desenvolvimento do produto.

Roar Fosse

Depois de conhecer o Lean, o BIM e as práticas de gestão de construção moderna como um estudante de mestrado, Roar em 2014 seguiu uma carreira na indústria com a Skanska, uma das maiores empreiteiras gerais dos países nórdicos. Primeiro como especialista em BIM, seguido por um período como especialista em lean, na época ocupava cargos de gerenciamento capazes de combinar as duas últimas áreas. Ele permaneceu ativo na comunidade de pesquisa enxuta, escrevendo artigos sobre a indústria, orientando alunos e participando de redes de troca de conhecimento com acadêmicos e profissionais da indústria. Atualmente é membro do conselho da Lean Construction Norway. Em abril de 2020, Roar mudou de emprego para trabalhar para o maior cliente de construção pública da Noruega, Statsbygg, onde lidera o Centro de Projetos, uma unidade de PMO destinada a apoiar o portfólio em andamento da Statsbygg de cerca de 150 projetos em andamento entregues com alta eficiência operacional.

Thaís Alves

Formada em Engenharia Civil pela UFRN (1997) com mestrado em Engenharia Civil pelo NORIE/UFRGS (2000) e Ph.D. em Engenharia Civil pela Universidade da California, Berkeley (2005). Há mais de 20 anos trabalha com o estudo e a implementação de conceitos Lean e publicou mais de 100 artigos em tópicos relacionados principalmente ao Planejamento e Controle da Produção, Projeto de Sistemas de Produção e ensino de conceitos Lean aplicados à indústria da construção. Foi professora adjunta da Universidade Federal do Ceará e trabalhou com empresas locais e o Inovacon de 2006 a 2009 quando mudou-se para San Diego, California nos Estados Unidos para trabalhar na San Diego State University. Atualmente é Associate Professor e diretora do J.R. Filanc Programa de Gerenciamento e Economia da Construção e P.S. Roel Chair of Construction Engineering and Management. Também é a líder da Comunidade de Prática (Community of Practice) do Lean Construction Institute em San Diego e Secretária Geral do IGLC (International Group of Lean Construction). Suas pesquisas recentes incluem trabalhos sobre o desenvolvimento e implementação de planejamento colaborativo, o estudo de escritórios abertos e virtuais, e contratos colaborativos.

Javier Irizarry

Um pioneiro na pesquisa de aplicação de Sistemas Aéreos Não Tripulados no ambiente construído, Javier é Diretor do CONECTech Lab, que visa estabelecer a estrutura para o desenvolvimento de soluções avançadas de tecnologia de última geração para problemas de construção, incorporando os processos cognitivos do componente humano das operações de construção. Ele tem mais de 20 anos de experiência acadêmica e industrial e é autor de mais de 100 artigos acadêmicos. A pesquisa de Javier se concentra em tecnologias de informação de construção, incluindo realidade virtual e aumentada, questões de HCI em aplicativos móveis para acesso a informações de AEC, tecnologia de captura de realidade, projeto de sistema de informação orientado para Consciência da Situação e aplicativo de Sistemas Aéreos Não Tripulados no domínio AEC. Ele tem um B.S. em Engenharia Civil pela University of Puerto Rico, Mayagüez, um Master in Engineering Management pela Polytechnic University of Puerto Rico, e um PhD em Civil Engineering pela Purdue University. Javier também é um engenheiro profissional registrado e também um piloto licenciado de drones pela FAA.


 

PALESTRANTES DOS PAINÉIS E

CASES EMPRESARIAIS

CASE ANDRADE GUTIERREZ, Brasil

Deísa Conegundes

Gerente de Excelência da Andrade Gutierrez com mais de 10 anos de experiência em construção e planejamento. Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Pará, Administradora pela Faculdade do Pará, Consultora Lean pelo Lean Institute Brasil, Lean Black Belt pelo IBP e Change Practitioner pela Prosci. Executou projetos de excelência operacional nos diversos segmentos da construção dentre eles, metroviário, urbanístico, rodoviário, energia, mineração, macrodrenagem entre outros, atua na condução ou orientação do pensamento A3 em projetos de temas como Produtividade, Diagnóstico, Estratégia, Planejamento do Takt, Lean Office e Pessoas. Atualmente lidera o time de consultores de projetos da AG, responsável por converter potenciais em resultado, aplicar o método AG de gestão de projetos de melhoria e aumentar o grau de satisfação de seus clientes internos e externos. Desenvolver capacidades do time em todos os níveis organizacionais é seu propósito e investe nisso criando, consolidando ou multiplicando conhecimento lean por meio de treinamentos, formações e compartilhando a experiência prática adquirida nas jornada AG. Atua também como professora de Alta Performance na Escola Conquer.

 

Erik Santos

Engenheiro civil com mais de 18 anos de experiência em obras de infraestrutura, especialmente nos segmentos rodoviário e metroviário. Responsável desde 2018 pelo projeto de implantação do BIM na Andrade Gutierrez.

 

CASE GRUPO SOCOVESA, Chile

Juan Ignacio Allende (Subgerente do BIM-LAB)

Daniela Bertin (Chefe do Departamento de Controle e Gestão)

 

CASE MÉTODO ENGENHARIA, Brasil

Cássio D’Avoglio

Engenheiro civil com 25 anos de experiência profissional em obras públicas e privadas. Gestão de contratos baseado nos preceitos do PMI, e também com a utilização do BIM em projetos, na construção de Aeroportos, Escolas, Hospitais, Hotéis, Shopping Centers, Data Center, Edifícios Corporativos, em diversos estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas, Minas Gerais, Ceará.

Rafael Souza

Gerente de Obras na Método Potencial Engenharia, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com nove anos de experiência em Gerenciamento de Projetos e gestão de equipes, em grandes projetos de construção e renovação, como o Hospital Sírio Libanês - SP, Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro - RJ, Centro de Distribuição Natura - SP e o Aeroporto Internacional de Fortaleza - CE. Atuação voltada à inovação, otimização de processos e garantia de resultados.

 

Camila Kfouri

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Inovação na Construção Civil pela Escola Politécnica da USP. Ingressou na Método Engenharia através do Programa de Trainees em 2015 e desde então participou da implantação de BIM em projetos de diferentes tipologias como torres corporativas, hospitais, shopping center e aeroporto. Foi responsável pela primeira implantação de BIM para Gestão de Facilities na empresa, através das obras de Expansão e Reforma do Aeroporto de Fortaleza (CE) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da STIHL (RS), cases vencedores do Prêmio de Excelência BIM Sinduscon-SP 2019 e 2018, respectivamente na categoria Construtor. Atualmente está à frente da área responsável pelo desenvolvimento tecnológico e inovações em BIM da empresa, com experiência de aplicação da metodologia para extração de quantitativos mais acurados, compatibilização de projetos, vínculos do modelo com plano de qualidade e planejamento, bem como utilização no campo, através de realidade virtual e aumentada. Além disso, é responsável pela difusão dos conceitos da metodologia nas diversas áreas da empresa, pela gestão da modelagem e definição de estratégias do processo, tanto no escritório quanto nas obras.

 

CASE C. ROLIM ENGENHARIA, Brasil

Alexandre Mourão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialização em Logística Empresarial e Especialização em Engenharia de Produção. Mestrado com Distinção em Engenharia de Produção. Doutorando em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Profissional LEED GA e HBC PRO. Atualmente é Diretor Técnico da C. Rolim Engenharia Ltda. Autor de vários artigos técnicos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

PAINEL INTERAÇÃO ACADEMIA EMPRESA, Brasil

André Quinderé

Graduado em Engenharia Civil pela UFC, Especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. CEO da AVAL Engenharia e Tecnologia. Atuando diretamente na gestão de obras durante 10 anos, foi responsável pela implantação da filosofia, conceitos e ferramentas do Lean Thinking em diversas construtoras em Fortaleza com empreendimentos de diferentes tipologias. No âmbito acadêmico, leciona a disciplina do curso de extensão em Planejamento e Controle de Obras da Universidade Coorporativa do Sinduscon – CE, tendo sido professor dessa disciplina também no curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente na Aval Engenharia e Tecnologia atua em conjunto com sua equipe em uma busca continua pela implantação das tecnologias da Industria 4.0 no canteiro de obras objetivando alavancar a produtividade do setor. Os aplicativos desenvolvidos pela empresa já foram utilizados em mais de 100 canteiros além dos serviços de consultoria com foco em modelagem BIM, orçamento e planejamento utilizando os conceitos Lean e gerenciamento de obras, totalizando 3.000.000,00 m² de área total construída orçada, planejada e acompanhada pela Aval. Atualmente atua na aplicação e evolução contínua do sistema Agilean – Aplicativo de Gestão Integrada Lean, plataforma inovadora que rendeu o primeiro registro de patente do polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará.

José de Paula Barros Neto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Realizou Estágio Pós-Doutoramento na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. É Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Ex-Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC);  Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador Técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON).